Quarta-feira, Outubro 03, 2007

Foram 194 km em 12:30 horas contra chuva, declives acentuados, vento contrário constante ou problemas nas bicicletas (pedal ou corrente constantemente a saltar e corrente partida), tudo foi vencido pela determinação e coragem de um grupo cientistas precários dispostos a tudo para melhorar a sua condição.

João Freire

Etiquetas:

Início da última etápa

Etiquetas:

Terça-feira, Outubro 02, 2007

Chegada a Viana



Etiquetas:

Segunda-feira, Outubro 01, 2007

Etiquetas:

última etápa

Ao fim do segundo dia, já foram percorridos um total de 117km 300m, num total de 7 horas e 40 minutos de bicicleta. O pelotão de protesto já partiu de Viana de Castelo em direcção ao Porto para a fase final, e esperam chuva ...

Etiquetas:

Saída de Braga

Do Porto até Braga foram 60 km em quase 4 horas. Aqui vemos fotos da saída de Braga, na manhã do segundo dia.












Pequeno almoço de campeões antes da partida.

Etiquetas:

Domingo, Setembro 30, 2007

Vejam a cobertura do evento em diversos jornais no Fórum da ABIC.

Etiquetas:

Sábado, Setembro 29, 2007

Partida do Porto

Teve hoje de manhã início a «Pedalada Pela Ciência». Vários ciclistas partiram do Porto, junto à Reitoria da Universidade. Foram apanhados pela chuva a meio do percuso. Mas a chuva não os deteve, e chegaram ao final da tarde a Braga, onde foram recebidos por colegas. Poderam então tomar um duche e aquecerem-se depois da primeira etápa. Amanhã (domingo) farão o trajecto de Braga até Viana do Castelo, estando a chegada prevista para as 18h, junto aos Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Na foto à esquerda vêmos João Freire - o ciclista/bolseiro que o ano passado fez o percurso do Porto a Lisboa em protesto contra o atraso de pagamento de bolsas no então INIAP. Outro colegas juntaram-se ao João na iniciativa este ano, com o objectivo de chmar à atenção para a precariedade dos jovens investigadores e técnicos científicos.



Etiquetas:

Terça-feira, Setembro 25, 2007

Pedalada pela Ciência

A ABIC (Associação de Bolseiros de Investigação Científica) e o FERVE (Fartos/as d' Estes Recibos Verdes) promovem uma iniciativa chamada PEDALADA PELA CIÊNCIA, com o propósito de chamar a atenção para a precariedade dos/as trabalhadores/as científicos/as e promover a organização e o esclarecimento destes/as trabalhadores/as em vários institutos científicos.

Participa na pedalada e recepção dos ciclistas.

A maior parte dos jovens investigadores e técnicos científicos exerce a sua actividade com um vínculo precário, sendo pagos contra recibo verde ou através de bolsas de investigação. Estes profissionais qualificados não têm direito a subsídio de desemprego, de Férias ou de Natal. O trabalho a 'recibo verde' obriga ao pagamento mensal da Segurança Social, num valor mínimo de cerca de 150 euros, pesando sobre a remuneração mensal já de si limitada. Os bolseiros têm acesso ao Seguro Social Voluntário, segundo o escalão do salário mínimo nacional, que concede uma protecção social irrisória. Ambos trabalham sob incerteza sobre o futuro. É necessário que a profissão de investigador e técnico científico ofereça condições atractivas e garantias mínimas de eventual integração numa carreira ou vínculo a tempo indeterminado.

A INICIATIVA:
consiste em ligar, de bicicleta, 3 centros de investigação universitários no Norte de Portugal, fazendo um percurso em três etapas: Porto – Braga, Braga – Viana do Castelo e Viana do Castelo – Porto

QUANDO: Dias 29 de Setembro a 1 de Outubro.

ITINERÁRIO:

Dia 29 Setembro: Partida às 10h, junto à Reitoria da Universidade do Porto (Praça dos Leões)

Chegada às 18h a Braga, junto à Reitoria da Universidade do Minho (Largo do Paço)

Dia 30 de Setembro: Partida às 10h junto à reitoria da Universidade do Minho, (Largo do Paço)

Chegada às 18h Viana do Castelo, junto aos Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, (Praça General Barbosa)

Dia 1 de Outubro: Partida às 9h junto aos Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, (Praça General Barbosa)

Chegada e Recepção às 18 h, no Porto, junto à Reitoria da Universidade do Porto (Praça dos Leões)

Etiquetas: