Terça-feira, Setembro 25, 2007

Pedalada pela Ciência

A ABIC (Associação de Bolseiros de Investigação Científica) e o FERVE (Fartos/as d' Estes Recibos Verdes) promovem uma iniciativa chamada PEDALADA PELA CIÊNCIA, com o propósito de chamar a atenção para a precariedade dos/as trabalhadores/as científicos/as e promover a organização e o esclarecimento destes/as trabalhadores/as em vários institutos científicos.

Participa na pedalada e recepção dos ciclistas.

A maior parte dos jovens investigadores e técnicos científicos exerce a sua actividade com um vínculo precário, sendo pagos contra recibo verde ou através de bolsas de investigação. Estes profissionais qualificados não têm direito a subsídio de desemprego, de Férias ou de Natal. O trabalho a 'recibo verde' obriga ao pagamento mensal da Segurança Social, num valor mínimo de cerca de 150 euros, pesando sobre a remuneração mensal já de si limitada. Os bolseiros têm acesso ao Seguro Social Voluntário, segundo o escalão do salário mínimo nacional, que concede uma protecção social irrisória. Ambos trabalham sob incerteza sobre o futuro. É necessário que a profissão de investigador e técnico científico ofereça condições atractivas e garantias mínimas de eventual integração numa carreira ou vínculo a tempo indeterminado.

A INICIATIVA:
consiste em ligar, de bicicleta, 3 centros de investigação universitários no Norte de Portugal, fazendo um percurso em três etapas: Porto – Braga, Braga – Viana do Castelo e Viana do Castelo – Porto

QUANDO: Dias 29 de Setembro a 1 de Outubro.

ITINERÁRIO:

Dia 29 Setembro: Partida às 10h, junto à Reitoria da Universidade do Porto (Praça dos Leões)

Chegada às 18h a Braga, junto à Reitoria da Universidade do Minho (Largo do Paço)

Dia 30 de Setembro: Partida às 10h junto à reitoria da Universidade do Minho, (Largo do Paço)

Chegada às 18h Viana do Castelo, junto aos Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, (Praça General Barbosa)

Dia 1 de Outubro: Partida às 9h junto aos Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, (Praça General Barbosa)

Chegada e Recepção às 18 h, no Porto, junto à Reitoria da Universidade do Porto (Praça dos Leões)

Etiquetas:

3 Comments:

At 1:19 AM, Big_Mac said...

Que iniciativa de MERDA!

E a greve geral? Não têm tomates para isso?

DESOBEDIÊNCIA CIVIL JÁÁÁÁÁÁÁÁ!!!!!!

 
At 8:46 PM, João said...

Passa a palavra. Desconheço o anterior protesto a que este blog se refere mas de certeza que entre os participantes da aventura Lisboa-Porto haverá pessoas solidárias com esta causa.

big-mac: Cria a tua causa. Conquista aderentes. Não venhas desbaratar as lutas alheias.

 
At 5:38 PM, Big_Mac said...

Boa ideia, João.

Vou criar um blogue com a minha cuasa. Quando estiver feito passa por lá!

 

Enviar um comentário

<< Home